Consulta médica
com cardiologista

O que é cardiologia?

Os cardiologistas são os médicos que se especializam no diagnóstico e tratamento de doenças ou condições do coração e dos vasos sanguíneos, ou seja, do sistema cardiovascular. O cardiologista trabalha avaliando as condições do sistema circulatório com base nos antecedentes de saúde do paciente e histórico familiar, por isso, visitas regulares são importantes, principalmente para pessoas que possuem familiares cardíacos.

Os cardiologistas são os médicos que se especializam no diagnóstico e tratamento de doenças ou condições do coração e dos vasos sanguíneos, ou seja, do sistema cardiovascular. O cardiologista trabalha avaliando as condições do sistema circulatório com base nos antecedentes de saúde do paciente e histórico familiar, por isso, visitas regulares são importantes, principalmente para pessoas que possuem familiares cardíacos.

Dessa forma, o trabalho do cardiologista envolve diagnosticar irregularidades e condições, bem como criar planos de tratamento e acompanhar o progresso de seus pacientes. Se você tem interesse em conhecer mais sobre a área, continue lendo, vamos falar sobre tudo que há para saber sobre o trabalho do cardiologista e sobre como identificar o momento de procurar ajuda profissional.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

O coração bate em um ritmo constante e uniforme, são cerca de 60 a 100 vezes por minuto, ou seja, cerca de 100.000 vezes por dia. Às vezes, seu coração sai do ritmo, e um batimento cardíaco irregular ou anormal é chamado de arritmia. Uma arritmia pode produzir batimentos cardíacos irregulares, uma batida muito lenta ou muito rápida. É normal que uma pessoa tenha batidas irregulares ocasionalmente ou quando está nervoso, mas quando o coração muda de ritmo constantemente e sem causas aparentes, você pode estar sofrendo com algum tipo de arritmia que precisa de cuidados. Os tipos comuns de arritmias incluem fibrilação atrial (o coração se contrai de forma irregular a uma taxa elevada), bradicardia (quando o coração bate irregular ou muito devagar) e taquicardia supraventricular (quando o coração bate irregular ou muito rápido).

O termo pode ser assustador, mas ter uma insuficiência cardíaca não necessariamente não significa que o coração "falhou" ou parou de funcionar corretamente, e sim que ele não bombeia o sangue tão bem como deveria, fazendo com que haja maior conservação de sal e água no corpo, causando inchaços e falta de ar.

As válvulas ficam na saída de cada uma das quatro câmaras cardíacas, são elas que mantêm o fluxo de sangue unidirecional através do seu coração. Os exemplos de problemas de válvulas cardíacas incluem:

● Vulnerabilidade da válvula mitral: nesses casos a válvula entre as câmaras inferiores esquerda e superior esquerda não fecha direito.
● Estenose aórtica: pessoas com essa condição possuem válvula aórtica estreita. Isso afeta o fluxo sanguíneo de seu coração para o resto do seu corpo.
● Insuficiência valvar mitral: a valva mitral não fecha suficientemente. Isso faz com que um pouco sangue retorne, levando fluído para os pulmões.

A doença cardíaca congênita consiste em um defeito em uma ou mais estruturas do coração ou vasos sanguíneos, esse defeito acontece durante a formação fetal, mas os sintomas, algumas vezes, não se manifestam até a idade adulta. A hereditariedade pode desempenhar um papel nessa má formação, bem como a exposição do feto durante a gravidez a infecções virais, álcool ou drogas.

As cardiomiopatias são doenças que afetam o músculo cardíaco. Pessoas com cardiopatias têm corações anormalmente grandes, espessados ou endurecidos. Como resultado, o coração apresenta dificuldade para bombear o sangue. A miocardiopatia pode ser genética ou causada por hipertensão arterial, diabetes, obesidade, doenças metabólicas ou infecções.

Um ataque cardíaco (infarto do miocárdio) ocorre quando o fornecimento de sangue do coração é interrompido. Um ataque cardíaco pode não ser fatal, especialmente se o paciente receber atenção médica e tratamento para lidar com o bloqueio imediatamente após o ataque. Um ataque cardíaco se manifesta como dor torácica central severa, que também pode irradiar para o braço, ombro ou mandíbula esquerdo. Respiração severa, transpiração e sensação de fraqueza são sintomas adicionais comuns.

A pressão arterial elevada é causada pela força excessiva usada para bombear sangue através dos vasos sanguíneos. A hipertensão arterial provoca muitos tipos de doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC) e a já comentada insuficiência cardíaca.

A angina é uma doença que se manifesta como uma dor no tórax, a dor é resultado da redução do fornecimento de sangue ao coração (isquemia). Já que é o sangue que carrega oxigênio ao redor de seu corpo, privar o coração do oxigênio tem sérias consequências. Tipicamente, a dor da angina é no peito, mas ela também pode irradiar para o braço, ombro ou mandíbula esquerda. É comum que as pessoas com angina confundam a dor com um ataque cardíaco, mas a dor da angina, na maioria dos casos, está relacionada ao esforço e é aliviada pelo descanso.

Cuide do seu coração hoje!

Quando procurar um cardiologista?

  • Histórico familiar de doenças
  • Colesterol total elevado
  • Pressão arterial elevada
  • É ou foi fumante
  • Diabético
  • Quando se está iniciando um novo programa de exercícios
TOP