Consulta médica
com cirurgião vascular

O que é cirurgia vascular?

Os cirurgiões vasculares são os profissionais responsáveis por cuidar do sistema vascular. Eles são altamente capacitados para tratar as doenças dos vasos sanguíneos – que transportam o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico) –, diagnosticando quando há mau funcionamento do sistema e obstrução do fluxo de sangue para qualquer parte do corpo.

Se você tem interesse nessa área ou gostaria de saber mais sobre a atuação de um cirurgião vascular, continue lendo. Este texto fala sobre o que faz um cirurgião vascular, as doenças que podem ser diagnósticas por ele e ainda sobre como determinar se você precisa marcar uma consulta com esse profissional.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

A maioria das pessoas está familiarizada com a doença cardíaca e com as consequências do bloqueio dos vasos que transportam sangue para o coração, mas, poucas percebem que os bloqueios causados pelo acúmulo de colesterol não afetam apenas as artérias coronárias.

O Aneurisma Aórtico Abdominal (AAA) é um alargamento ou "abaulamento" que se desenvolve em uma área enfraquecida dentro da maior artéria no abdômen. A pressão gerada por cada batimento cardíaco empurra contra a parede aórtica enfraquecida, fazendo com que o aneurisma aumente. Se o AAA não for detectado, a parede aórtica continua a enfraquecer e o aneurisma continua a crescer. Eventualmente, o aneurisma torna-se tão grande, e a parede tão fraca, que há uma ruptura. Quando isso acontece, há sangramento interno maciço, situação que é, geralmente, fatal.

Essa doença acontece quando os vasos sanguíneos principais do cérebro desenvolvem um acúmulo de placa causada por aterosclerose ou endurecimento das artérias. Quando o acúmulo se torna muito grave, pode causar um acidente vascular cerebral. A maioria dos acidentes vasculares cerebrais é isquêmica, o que significa dizer que parte da circulação para o cérebro é cortada, geralmente devido a bloqueios nas artérias carótidas. O processo é semelhante ao acúmulo de placa nas artérias do coração que causa ataques cardíacos.

A doença arterial periférica ocorre quando a aterosclerose, ou o endurecimento das artérias, provoca um acúmulo de placa nos vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes para todos os tecidos do corpo. À medida que estas placas pioram, reduzem o fluxo sanguíneo essencial para os membros e podem até causar bloqueios completos das artérias. No início, a doença arterial periférica só pode causar dificuldade em andar, mas, quando mais grave, pode causar dolorosas úlceras nos pés, infecções e até mesmo gangrena, o que pode exigir amputação. Pessoas com essa doença são três vezes mais propensas a morrer de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais do que aquelas que não a têm.

A trombose venosa profunda é uma condição grave que acontece quando um coágulo de sangue se forma em uma veia localizada no interior do corpo. Os coágulos sanguíneos da veia profunda geralmente se formam na coxa ou perna, mas também podem se desenvolver em outras áreas.

As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas, e surgem quando há alteração no funcionamento do sistema circulatório. Elas se formam quando as válvulas que operam ajudando o processo de fruição do sangue não funcionam da forma como deveriam. Esse mau funcionamento faz com que o sangue retorne e se acumule nas veias, criando poças que geram inchaço, deformação e até mesmo alterações na sensibilidade da pele. Embora muitos achem que as varizes são apenas um problema estético, também podem causar dor e sensação de peso nas pernas.

Cuide do seu sistema vascular hoje!

Quando procurar um cirurgião vascular?

  • Tenha problemas de dores nas pernas
  • Seja fumante
  • Seja diabético
  • Tenha pressão alta
TOP