Consulta médica
com clínico geral

O que faz um clínico geral?

O clínico geral tem amplo conhecimento sobre os órgãos, aparelhos e sistemas que formam o corpo humano. Esse profissional está apto para fazer diagnósticos e cirurgias, solicitar exames e prescrever medicação.

Por muito tempo, todos os médicos eram médicos gerais. Eles realizavam cirurgias, tratavam infecções, faziam partos e cuidavam de pessoas de todas as idades, acompanhando-as desde o nascimento até a morte. A especialização médica só começou no final de 1800 e ganhou força durante a Segunda Guerra Mundial. A disseminação das especialidades era tanta que, naquela época, os pacientes estranharam e passaram a reclamar sobre a fragmentação da assistência médica.

Atualmente, o mais perto desse formato holístico de medicina é o clínico geral, visto que esse profissional é treinado para fornecer uma gama de cuidados de saúde aos pacientes. Se você está interessado na área, seja como profissional ou paciente, este texto é para você. Nele, será abordado um pouco sobre o trabalho do clínico geral e sobre como identificar a hora de procurar ajuda profissional.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

Ser obeso significa ter muita gordura corporal. Esse excesso de gordura coloca a saúde em perigo, pois pode levar a diabetes, doenças cardíacas, pressão arterial elevada, artrite, apneia do sono e acidente vascular cerebral (AVC).

A pressão arterial elevada (hipertensão) é definida como alta pressão (tensão) nas artérias, que são os vasos que transportam sangue do coração para o resto do corpo.

Diabetes é uma condição de saúde séria que ocorre quando a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito alta porque o corpo não consegue usar essa glicose corretamente. Se não for tratada, os níveis elevados de glicose no sangue podem causar graves complicações de saúde. O gerenciamento da glicose pode ser feito pelo clínico geral.

O tratamento do colesterol elevado inclui mudanças de estilo de vida (dieta e exercício) e medicamentos como estatinas, resinas de ácido biliar e derivados de ácido fibroso, e pode ser acompanhado por um clínico geral.

A gastrite é a inflamação, infecção ou mesmo a erosão da camada que reveste o estômago. A doença pode ser crônica ou aguda, sendo que as duas formas podem ser tratadas pelo clínico geral, que pode, ainda, se julgar necessário, encaminhar o paciente para um gastroenterologista.

A doença de refluxo gastroesofágico é um sintoma crônico que ocorre quando existe dano causado pelo ácido do estômago que vai para o esôfago.

Também chamada de gastroenterite, a infecção intestinal é uma doença causada pelo consumo de alimentos contaminados por vírus, fungos ou bactérias.

A anemia é uma doença causada pela quantidade reduzida de glóbulos vermelhos no sangue ou nos casos de os glóbulos vermelhos não possuírem hemoglobina suficiente. Um clínico geral pode indicar medicamentos e uma mudança alimentar para tratar essa doença. Além das doenças listadas, o clínico geral também pode fazer o diagnóstico e tratamento de doenças como osteoporose, depressão, transtornos de ansiedade, hipo e hipertireoidismo, alergias, infecções de pele e micoses, infecções pulmonares e cefaleia, além de indicar vacinas.

Cuide da sua saúde hoje!

Quando procurar um clínico geral?

  • É comum que você não saiba em qual médico ir para lidar com um problema de saúde. Nesses casos, a resposta certa é: procure um clínico geral.
  • O ideal é que você tenha um clínico geral de confiança e que sempre o procure para lidar com a saúde. Dessa forma, ele irá conhecer bem o seu histórico médico, o que pode fazer toda a diferença na hora de um diagnóstico.
TOP