Consulta médica
com dermatologista

O que é dermatologia?

A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano, que reflete a saúde do corpo e atua como uma barreira contra lesões e bactérias. É justamente pela importância desse órgão que a medicina tem uma especialidade dedicada às doenças que o afetam: a dermatologia.

Infelizmente, em um momento ou outro, quase todos terão algum tipo de doença de pele. E são os dermatologistas os especialistas capacitados para diagnosticar e tratar as doenças da pele, assim como do cabelo e das unhas.

Se você tem interesse na área de dermatologia e gostaria de saber mais sobre o profissional dessa especialidade, doenças tratadas e quando procurar um especialista, este texto é para você.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

O câncer de pele é um tumor com uma proliferação descontrolada de qualquer uma das células da pele – enquanto que o processo normal de regeneração da pele envolve a replicação das células de forma controlada. Cada subtipo de câncer de pele tem características únicas. As formas mais comuns são: carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas, incluindo o melanoma.

As verrugas são crescimentos não cancerosos muito comuns na pele. Esses crescimentos são causados por infecção do vírus do papiloma humano (HPV). Mais de 100 subtipos de HPV são conhecidos, dando origem a uma variedade de apresentações das verrugas. A infecção da pele ocorre nas camadas superficiais da epiderme, causando a proliferação dos queratinócitos (células da pele) e hiperqueratose. Verrugas muito pequenas e não problemáticas não pedem nenhum tipo de intervenção e, em alguns casos, irão regredir sozinhas.

Existem diversas formas de infecções fúngicas na pele. Esse tipo de doença gera esporos na pele, normalmente de dentro para fora, causando descamação.

A dermatite refere-se a um grupo de condições inflamatórias, que afetam a camada externa da pele, a epiderme. Cerca de uma em cada cinco pessoas tem essa doença em algum momento da vida. As causas e padrões são variados. Os termos dermatite e eczema são frequentemente utilizados de forma intercambiável. Em alguns casos, o termo dermatite eczematosa é usado. A dermatite pode ser aguda, crônica ou ambas. A aguda refere-se a uma erupção cutânea vermelha em rápida evolução e pode estar inchada. Já a crônica refere-se a uma área irritável por muito tempo. Muitas vezes, essa área é mais escura do que a pele circundante. Os estresses psicológicos podem provocar ou agravar a dermatite, presumivelmente pela supressão dos mecanismos imunológicos normais.

A psoríase é uma condição inflamatória crônica da pele, caracterizada por placas claramente definidas, vermelhas e escamosas (pele engrossada). A doença pode começar a se manifestar em qualquer idade, incluindo a infância, com picos de início aos 15-25 anos e 50-60 anos. Ela tende a persistir ao longo da vida, flutuando em extensão e severidade. É, particularmente, comum em caucasianos, mas pode afetar pessoas de qualquer etnia. Cerca de um terço dos pacientes com psoríase tem membros da família que também possuem a doença.

A acne é uma desordem crônica comum que afeta o folículo piloso e a glândula sebácea, causando expansão e bloqueio do folículo, bem como inflamação. A acne afeta homens e mulheres de todas as etnias. É prevalente em adolescentes e adultos jovens (85% dos casos envolvem pacientes entre 16 e 18 anos). No entanto, às vezes, pode ocorrer em crianças e adultos de todas as idades.

Cuide da sua pele hoje!

Quando procurar um dermatologista?

  • Cicatrizes
  • Espinha dolorosa e cística
  • Pele seca, com coceira e irritação
  • Perda de cabelo além do habitual
  • Caroço, mancha ou verruga com alterações na forma ou tamanho
TOP