Ecocardiograma com Doppler Colorido

Ecocardiograma com Doppler colorido: o que é e quando ele deve ser feito?

O ecocardiograma com Doppler colorido é um exame de ultrassom, no qual são captadas imagens do coração por meio de um transdutor, colocado sobre o tórax do paciente, que transmite imagens para o monitor.

É um método muito utilizado por cardiologistas para detectar alterações estruturais e funcionais do coração. Permite ao médico analisar todas as características do coração do paciente e ter uma ideia mais completa de sua saúde cardíaca.

Esse tipo de ecocardiograma consegue observar como o sangue do paciente flui por meio das câmaras do coração, válvulas cardíacas e vasos sanguíneos. A circulação do sangue reflete ondas de som no aparelho. Em seguida, o monitor mede a direção e a velocidade com que o sangue flui no coração e nos vasos sanguíneos.

Convênios aceitos pela clínica

Como se faz o Ecocardiograma com Doppler Colorido?

Para realizar o exame, o paciente tem de estar deitado em uma maca. Com isso, as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições. O procedimento é realizado por cardiologistas e demora, em média, entre 20 e 30 minutos para ser concluído.

O procedimento é bem simples. O ecocardiograma com Doppler colorido é um dos exames mais comuns e menos invasivos do coração. O exame pode ser pedido devido a algum tipo de problema de saúde, mas geralmente é realizado em uma consulta de rotina.

Para o exame, o paciente deve retirar joias e roupas e colocar uma roupa de cirurgia. Um enfermeiro passará gel aquecido no tórax e o transdutor percorrerá o corpo na região do coração.

O paciente não sentirá nada além de leves mudanças de pressão do transdutor. No fim do exame, o gel é retirado e o paciente pode colocar novamente suas roupas e ir embora.

O exame é um dos procedimentos menos invasivos para o coração. Dependendo do motivo do exame, o médico pode solicitar alguns preparativos, mas, na maioria das vezes, não há necessidade.

Como funciona esse exame?

O procedimento não exige nenhum tipo de preparação especial ou prévia. É simples e indolor, sendo realizado em pouco tempo e sem causar desconfortos para os pacientes.

O jejum e o uso de sedativos não são indicados antes do exame, tendo em vista que nenhuma dor pode ser causada ou que nenhuma atividade rotina atrapalhará o resultado do exame. Após o procedimento, o paciente poderá continuar sua rotina diária de forma integral.

O ecocardiograma pode ser realizado em hospitais, clínicas ou consultórios médicos. Como em todos os tipos de ecocardiograma, o exame quando feito com Doppler colorido controla a frequência cardíaca por meio de eletrodos, como em um eletrocardiograma.

Em muitos casos, o ecocardiograma com Doppler colorido não auxilia nos diagnósticos de doenças coronárias como aterosclerose e infartos.

Como se preparar para o exame?

  • O exame é um dos procedimentos menos invasivos para o coração. Dependendo do motivo do exame, o médico pode solicitar alguns preparativos, mas, na maioria das vezes, não há necessidade.

Contraindicações do exame

Não existem relatos de efeitos colaterais decorrentes de um ecocardiograma com Doppler colorido. Porém, dependendo da doença do paciente, é possível que haja alguns riscos.
É importante que o paciente tenha uma conversa clara com o médico antes do exame, explicando sua rotina de exercícios e especificando as medicações que toma rotineiramente. Na maioria dos pacientes, não há risco algum.

O exame pode ser um pouco prejudicado em pacientes com limitação de janela acústica por doenças pulmonares, obesidade ou prótese mamária. A presença de curativos, feridas cirúrgicas e drenos também pode atrapalhar.
Não há contraindicações expressas para a realização do exame em mulheres grávidas ou pessoas de qualquer idade.

TOP