Consulta médica
com endocrinologista

O que é endocrinologia?

Os endocrinologistas são médicos especialmente treinados para diagnosticar doenças relacionadas às glândulas. São doenças que, além das glândulas em si, geralmente, afetam outras partes do corpo.

Enquanto os médicos de atenção primária sabem muito sobre o corpo humano, na hora de diagnosticar e tratar doenças e condições diretamente relacionadas às glândulas, provavelmente enviarão o paciente para um endocrinologista.

Este texto abordará um pouco sobre o que faz o profissional dessa especialidade, as doenças que ele trata e quando se deve procurar um especialista em endocrinologia.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

A menopausa pode trazer diversos desconfortos e, até mesmo, riscos para a saúde da mulher. Nessa fase, uma opção para diminuir os sintomas é a reposição hormonal, tratamento eficaz e feito com hormônios iguais aos da própria mulher.

A obesidade é uma condição em que uma pessoa acumulou tanta gordura corporal que já gera um efeito negativo sobre a saúde. Se o peso corporal de uma pessoa for, pelo menos, 20% maior do que deveria, ela é considerada obesa. A doença pode trazer muitos riscos para a saúde de crianças e adultos, mas, com o tratamento adequado é possível evitar complicações.

Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.

Pessoas com excesso de pelos na face, principalmente mulheres, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

Algumas crianças e adolescentes podem apresentar retardo ou desenvolvimento precoce de pelos pubianos, odor axilar, mamas, etc. Nesses casos, é importante que o paciente seja encaminhado a um endocrinologista para avaliar a origem do problema.

Sintomas como aumento de peso, presença de estrias avermelhadas, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele, podem ser sinais de alteração na glândula suprarrenal. A condição deve ser avaliada por um endocrinologista.

O atraso na menstruação ou a interrupção do ciclo pode significar a presença de problemas hormonais. As mulheres que possuem um ciclo irregular devem investigar.

Um nódulo na tireoide pode ser um crescimento do tecido ou um cisto cheio de líquido. Quase metade da população terá minúsculos nódulos de tireoide em algum momento da vida. Tipicamente, a condição não é visível, mas, pode se tornar grande e afetar o tamanho normal da tireoide.

O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não usa a insulina corretamente. A insulina ajuda a transportar açúcar da corrente sanguínea para dentro das células. Uma vez dentro das células, o açúcar é convertido em energia para uso imediato ou armazenado para o futuro. Essa energia alimenta muitas das funções corporais.

Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo, que caracteriza a osteoporose, uma doença endócrina.

Acontece quando há muito hormônio tireoidiano no corpo. Esse aumento acelera o metabolismo e os sistemas corporais passam a funcionar de forma anormal.

O hipotireoidismo, por sua vez, acontece quando há pouco hormônio da tireoide. No hipotireoidismo, o metabolismo do corpo é retardado, fazendo com que muitos processos físicos e mentais se tornem lentos, visto que o corpo consome menos oxigênio e produz menos calor corporal.

Cuide de suas glândulas hoje!

Quando procurar um endocrinologista?

  • Se planeja ter filhos
  • Se sente dificuldade para ganhar ou perder peso
  • Se você possui qualquer uma das condições anteriormente apresentadas
TOP