Consulta médica
com neurologista

O que é neurologia?

O neurologista é um especialista que trata doenças no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central), nos periféricos (nervos que ligam o cérebro e a coluna aos órgãos, como pulmões ou fígado) e nos músculos.

Se você deseja conhecer mais sobre essa área de atuação, continue lendo. A seguir, será abordado o processo de formação do profissional de neurologia, rotina de trabalho, principais doenças e condições tratadas por ele, assim como informações sobre quando se deve procurar um neurologista.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

O acidente vascular cerebral é uma deficiência súbita na função cerebral. A pessoa que tem um derrame pode ficar incapacitada de falar claramente, andar ou mover um membro porque o sangue deixou de fluir para a área do cérebro responsável por tal função. Normalmente, o derrame é causado pelo bloqueio ou ruptura de um vaso sanguíneo.

O trauma neurológico inclui lesões no cérebro, medula espinhal e nervos, bem como no crânio e na coluna vertebral. Essas lesões podem resultar de acidentes de carro, de quedas, da prática de atividades esportivas, entre uma variedade de outras causas.

Existem dois tipos principais de tumores cerebrais: aqueles que começam no cérebro (primários) e aqueles que se espalham devido a um câncer em outro lugar do corpo (metástase). Os tumores cerebrais primários, como é o caso do glioma, ocorrem com menos frequência. Mas, quando ocorrem, são principalmente malignos.

A esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso central – que é composto pelo cérebro e medula espinhal. Em uma pessoa saudável, as células nervosas do cérebro e da medula espinhal rapidamente enviam sinais umas às outras e ao restante do corpo. Esses sinais são chamados impulsos nervosos e são fundamentais para o funcionamento do organismo. São eles que permitem processar informações, sentir sensações e se mover livremente. Mas, em uma pessoa com esclerose múltipla, essas vias de sinalização nervosa são prejudicadas. Em outras palavras, os impulsos nervosos transmitidos no cérebro e na medula espinhal são retardados ou não são transmitidos.

A neuropatia periférica é uma condição médica causada por dano ao sistema nervoso periférico, a vasta rede de comunicação que transmite informações do cérebro e da medula espinhal (ou seja, o sistema nervoso central) a qualquer outra parte do corpo.

A doença de Alzheimer é uma doença neurológica progressiva que, ao longo do tempo, resulta na incapacidade do cérebro de funcionar corretamente. A doença afeta a memória, comunicação, julgamento, personalidade e funcionamento cognitivo geral.

Cuide do seu cérebro hoje!

Quando procurar um neurologista?

  • Tonturas
  • Fraqueza
  • Convulsões
  • Formigamento
  • Dores de cabeça
  • Problemas de memória
  • Problemas de movimento
TOP