Consulta médica
com nutrólogo

O que é nutrologia?

Quando pensamos no profissional que pode ajudar a melhor organizar a saúde alimentar, o primeiro que vem à cabeça é o nutricionista. Mas, além dele, podemos ainda contar com o nutrólogo. Não sabe a diferença? Não tem problema, a gente explica!

Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa saber é que um nutrólogo é um especialista no campo da alimentação e nutrição. É um profissional que ajuda pessoas que têm doenças relacionadas a determinados alimentos (intolerância à lactose ou ao glúten, por exemplo), deficiência de nutrientes, etc.

A principal diferença entre um nutricionista e um nutrólogo está na formação, já que, o nutricionista não é formado em medicina.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

Muitas pessoas com anorexia nervosa se veem com excesso de peso, mesmo quando estão claramente abaixo. Dessa forma, o controle do peso se torna uma obsessão. Normalmente, se pesam repetidamente e comem quantidades muito pequenas de apenas certos alimentos. Algumas pessoas nessa condição também podem se envolver em compulsão alimentar, seguida de dieta extrema, exercício excessivo, vômito autoinduzido ou uso indevido de laxantes ou diuréticos. Além de cuidados psiquiátricos, pessoas com anorexia nervosa podem contar com um nutrólogo para acompanhamento da recuperação do peso ou manutenção do peso saudável.

A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde como uma acumulação de gordura anormal ou excessiva que apresenta risco para a saúde de um indivíduo. A obesidade é um fator de risco para uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e, até mesmo, câncer.

A anemia é causada devido à falta de hemoglobina no sangue e acontece quando a quantidade dessa proteína está abaixo do nível normal de glóbulos vermelhos. É interessante pontuar que a hemoglobina ajuda a transportar oxigênio no sangue, ou seja, a falta dessa substância pode fazer com que os órgãos vitais não recebam a quantidade necessária de oxigênio.

O bócio ocorre quando a glândula da tireoide aumenta de tamanho, acarretando a formação de um nódulo ou caroço na região do pescoço. O tamanho desse nódulo permite que, geralmente, o bócio seja claramente identificado.

É uma doença que ocorre devido à deficiência de ácido ascórbico (vitamina C) na dieta. São sintomas da deficiência de ácido ascórbico a dificuldade de cicatrização, edema, hemorragias, fragilidade dos ossos, dos dentes, da cartilagem e dos tecidos conjuntivos. Outros sintomas são, ainda, gengivas edemaciadas, sangramento, letargia, fadiga, dores reumáticas, atrofia muscular, lesões de pele e várias alterações psicológicas.

A vitamina B-12 (cobalamina) ajuda a regular o sistema nervoso. Também desempenha um papel no crescimento e na formação de glóbulos vermelhos. Condições psicológicas como demência, paranoia, depressão e alterações comportamentais podem resultar de uma deficiência de vitamina B-12.

A desidratação acontece quando o corpo não tem tanta água quanto precisa para funcionar corretamente. A desidratação leve, moderada ou grave depende da quantidade de fluído que falta no corpo.

A intolerância à lactose significa que o corpo tem dificuldade para digerir esse composto, um tipo de açúcar natural encontrado no leite e nos produtos lácteos. Quando a lactose não é devidamente processada, pode causar sintomas incômodos, como gases, dor no ventre e inchaço. Algumas pessoas com intolerância à lactose não podem fazer a ingestão de nenhum produto lácteo, enquanto outras podem comer ou beber pequenas quantidades ou certos tipos de produtos lácteos sem problemas.

Cuide de sua nutrição hoje!

Quando procurar um nutrólogo?

  • Pessoas com doenças crônicas
  • Dificuldade para ganhar ou perder peso
  • Apresentam algum tipo de disfunção nutricional
TOP