Consulta médica
com ortopedista

O que é ortopedia?

A medicina, por ser uma área muito extensa, tem muitas opções de carreira. Ao todo, são 53 especialidades que o clínico geral, formação inicial de todo médico, pode vir a seguir. A ortopedia é uma delas. Ela é responsável por formar o profissional para lidar com o diagnóstico e tratamento do sistema locomotor, ou seja, cuida de lesões nos músculos, nos ossos, nas articulações e nos ligamentos do corpo.

No nosso país, a especialidade de ortopedia é unida à de traumatologia, sendo os médicos também conhecidos como traumato-ortopedistas, atuantes no segmento chamado de ortopedia e traumatologia.

Dessa forma, o trabalho do ortopedista envolve diagnosticar irregularidades e condições, bem como criar planos de tratamento e acompanhar o progresso de seus pacientes. A seguir, vamos detalhar esta área médica para que você a conheça e tire suas dúvidas.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

As artropatias são um grupo de patologias que podem ou não ser inflamatórias ou infecciosas e que causam impacto na qualidade de vida do indivíduo. São transtornos musculoesqueléticos, isto é, trata-se de danos localizados e persistentes em músculos, tendões, ligamentos, articulações e ossos de qualquer parte do corpo, que também provocam a formação de pontos dolorosos nos músculos, causando dor localizada ou a distância.

Bursite é uma inflamação da bolsa sinovial, que é uma estrutura cheia de líquido e que se localiza entre o tendão e o osso ou entre o tendão e a pele. A função da bolsa sinovial é amortecer os impactos e auxiliar no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A bursite costuma ocorrer nos ombros, cotovelos e quadril.

É um tipo de câncer que acomete qualquer osso do corpo, mas mais comumente afeta os ossos longos das coxas e dos braços, além da bacia e da coluna. Divide-se em tumor ósseo primário, que é quando o câncer afeta o osso diretamente, e tumor ósseo secundário, quando aparece primeiramente em outro órgão e se espalha para os ossos.

Cistos sinoviais são tumores benignos que se formam acima das articulações ou tendões. Ele é bem comum perto dos dedos ou na região dos punhos. Na maioria dos casos, aspirar o líquido através de infiltrações dá resultado. Algumas vezes, os cistos podem ser causados por lesões no ligamento ou devido a uma doença reumática.

Essas doenças são as adquiridas antes do nascimento ou até o primeiro mês de vida, independentemente da causa. Suas características são malformações ou anomalias.

A escoliose é uma curva anormal na coluna vertebral. Não há necessidade de exame para notá-la, pois essa curva pode ser vista ao olhar o paciente de costas e em pé. O diagnóstico e a prescrição do tratamento dependem de testes clínicos e exames de raio x.

A lombalgia é uma dor na região lombar, isto é, na região mais baixa da coluna vertebral, próxima à bacia. É popularmente conhecida como dor nas costas e nos quartos, e é comumente confundida com dor nos rins.

Quem sofre desta doença é popularmente chamado de corcunda. Ela é um aumento anormal da convexidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais comuns a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Todavia, também pode ser uma doença congênita.

Esta síndrome é uma neuropatia, ou seja, uma doença do sistema nervoso que resulta da compressão do nervo mediano no canal do carpo, que é uma estrutura anatômica localizada entre a mão e o antebraço. Através desse túnel, que é rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores, que são as estruturas mais importantes nos dedos, pois são responsáveis por realizar os movimentos. Esses tendões são revestidos pelo tecido sinovial.

As tendinites são inflamações nos tendões. O tendão é uma estrutura fibrosa que pode ser comparada a uma corda e é responsável por unir o músculo ao osso. A tendinite caracteriza-se pela dor e pelo inchaço no tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum nos ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos.

Cuide da sua saúde hoje!

Quando procurar um ortopedista?

  • Dores nos ombros
  • Dores na coluna
  • Dores nas mãos
  • Dores nos quadris
  • Dores nos pés
  • Dores nos joelhos
  • Se sofreu algum trauma, seja uma queda ou uma torsão.
TOP