Consulta médica
com otorrinolaringologista

O que é otorrinolaringologia?

A medicina, por ser uma área muito extensa, tem muitas opções de carreira. São 53 especialidades que o clínico geral, formação inicial de todo médico, pode vir a seguir e a otorrinolaringologia é uma delas. Ela é a especialidade médica clínica e cirúrgica responsável por formar o profissional para lidar com o diagnóstico e tratamento das doenças da cabeça e do pescoço, especialmente, do ouvido, do nariz e da garganta. Sua principal função é cuidar da audição, da respiração, da voz – incluindo as cordas vocais – e da garganta.

Dessa forma, o trabalho do otorrinolaringologista envolve diagnosticar irregularidades e condições, bem como criar planos de tratamento e acompanhar o progresso de seus pacientes. A seguir, vamos detalhar esta área médica para que você a conheça e tire suas dúvidas.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

As alterações nas pregas vocais surgem por causa do atrito brusco causado pelo contato frequente e intenso entre as pregas vocais durante a produção dos sons. Não se trata de tumores, já que não são compostas por novas formações celulares. Necessitam de tratamento e acompanhamento, pois há o risco de perda da voz.

A amigdalite é uma inflamação nos tecidos arredondados que ficam na parede lateral da garganta, que são as amígdalas. Podem ser infecções virais ou bacterianas. Causa dor intensa, principalmente na hora de engolir, além de febre, mal-estar e indisposição. Quando as amígdalas incham e a região fica bem vermelha, configura-se uma infecção viral, fazendo surgir pequenas feridas. Todavia, se houver placas de pus, a infecção foi causada por uma bactéria. Já a faringite é uma inflamação na faringe, ou seja, a parede localizada no final da boca. Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. Sinusite e refluxo são outros culpados pela inflamação. Quem sofre de faringite sente dor para engolir, falar e bocejar, além de mal-estar. Vermelhidão na parede no fundo da boca e aftas caracterizam a faringite viral, porém, se for bacteriana, há também formação de placas de pus, assim como na amigdalite. Em ambos os casos, procure um otorrinolaringologista e não se automedique.

O desvio do septo é quando está torta para um dos lados a estrutura que divide o nariz formando as nossas duas narinas. Essa estrutura é formada por ossos na sua parte posterior, e cartilagem na anterior. Ela é revestida pelo mesmo tipo de tecido que forra o nariz internamente. Este tecido é conhecido por mucosa nasal.

O labirinto é uma estrutura bastante delicada que se localiza no interior do ouvido. Essa estrutura é responsável por reger nossos centros de equilíbrio e audição. Quando o labirinto sofre com algum distúrbio, nosso corpo fica desorientado no espaço e, às vezes, chega a surgir um zumbido. Nos casos mais graves, pode progredir para a surdez. Náuseas, suor frio, palpitações e vômito são sintomas dos distúrbios no labirinto.

A apneia é a interrupção da respiração. Já a apneia do sono é um distúrbio que causa breves e repetidas interrupções da respiração enquanto o paciente está dormindo. As causas são obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta. Elas chegam a durar pelo menos 10 segundos e causam risco, por isso precisam de tratamento o quanto antes.

A otite é uma infeção do ouvido médio, que é um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. O acúmulo de secreção nesta região causa inflamações que, se não tratadas a tempo, provocam dores.

A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. As causas são várias, desde produtos químicos que irritam a mucosa, medicamentos e alergias até resfriados. São muitos os tipos de rinite, mas os sintomas são parecidos. Somente o médico é capaz de diagnosticar.

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais. Seus sintomas são dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto. Pode ser provocada pelo vírus Influenza, o que torna sua incidência comum durante a gripe. Porém surge também por infecção com bactérias que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.

Cuide da sua saúde hoje!

Quando procurar um otorrinolaringologista?

  • Tontura
  • Dor na face
  • Secreção nasal
  • Dor de ouvido
  • Dor de garganta
  • Voz rouca e roncos
  • Sangramento nasal
  • Secreção no ouvido
  • Zumbido no ouvido
  • Dor de cabeça (cefaleia)
  • Sangramento no ouvido
  • Dificuldade auditiva (surdez)
  • Obstrução nasal (nariz entupido)
TOP