Consulta médica
com pediatra

O que é pediatria?

A medicina, por ser uma área muito extensa, tem muitas opções de carreira. Ao todo, são 53 especialidades que o clínico geral, formação inicial de todo médico, pode vir a seguir. A pediatria é uma delas. Trata-se de uma especialidade médica, clínica e cirúrgica responsável por formar o profissional para lidar com o diagnóstico e tratamento, além dos demais cuidados médicos dos recém-nascidos, das crianças e dos adolescentes, do nascimento até os 18 anos. O pediatra tem conhecimento inclusive para orientar as famílias sobre questões como alimentação, aleitamento materno, vacinação e prevenção de doenças e acidentes. É uma área que envolve não só o tratamento e a cura das doenças, mas também a prevenção.

O pediatra precisa estar sempre estudando e pesquisando sobre formas de tratamento e diagnóstico, pois seu público-alvo está em constante crescimento e desenvolvimento.

Dessa forma, o trabalho do pediatra envolve diagnosticar irregularidades e condições, bem como criar planos de tratamento e acompanhar o progresso de seus pacientes.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

A amigdalite é uma inflamação nos tecidos arredondados que ficam na parede lateral da garganta, que são as amígdalas. Podem ser infecções virais ou por bactéria. Causa dor intensa, principalmente na hora de engolir, além de febre, mal-estar e indisposição. Quando as amígdalas incham e a região fica vermelha, configura-se uma infecção viral, fazendo surgirem pequenas feridas. Porém, se houver placas de pus, a infecção foi causada por uma bactéria.

A pneumonia é uma infecção pulmonar. Ela se manifesta clinicamente na forma de tosse, com ou sem catarro, febre e falta de ar. Quando um paciente tem pneumonia, os pulmões com a infecção são preenchidos por uma mistura de muco respiratório e pus. Essa mistura é um líquido que une sangue, glóbulos brancos e bactérias. Na maioria das vezes, a pneumonia é causada por bactérias, principalmente o pneumococo, mas pode ser também provocada por alguns vírus, como o Influenza, e, mais raramente, por outros micro-organismos como fungos e protozoários.

A diarreia é uma doença muito comum que consiste na evacuação de fezes líquidas e de forma frequente e, às vezes, sem controle. Pode ser tanto aguda quanto crônica, isso depende do tempo de duração dos sintomas. A diarreia aguda apresenta sintomas por poucos dias e é causada, geralmente, por vírus, bactérias ou algum outro parasita, enquanto a crônica persiste por cerca de três a quatro semanas. Neste caso, ela pode indicar desde a síndrome do intestino irritado até condições mais graves, como doença de Crohn e colites ulcerosas.

São defeitos congênitos as anomalias físicas que ocorrem antes de o bebê nascer. Em geral, são notados em exames pré-natais, no nascimento ou até o primeiro ano de vida. A causa de muitos defeitos congênitos é desconhecida, mas infecções, genética e certos fatores ambientais aumentam o risco de anomalias.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Ela torna o pulmão do asmático diferente do pulmão de uma pessoa saudável. É como se os brônquios do pulmão doente fossem mais sensíveis e inflamassem como forma de reação ao menor sinal de irritação.

A desnutrição é um problema de saúde causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. A depender da gravidade, pode ser classificada como de primeiro, segundo ou terceiro grau. Há casos muito graves, cujas consequências podem ser irreversíveis, mesmo que a pessoa permaneça viva.

A otite é uma infeção do ouvido médio, que é um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. O acúmulo de secreção nessa região causa inflamações que, se não tratadas a tempo, provocam dores. É uma doença comum em crianças, pois elas não sabem ainda limpar os ouvidos e orelhas sozinhas.

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais. Seus sintomas são dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto. Pode ser provocada pelo vírus Influenza, o que torna sua incidência comum durante a gripe. Porém surge também por infecção com bactérias que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.

Cuide do seu bebê hoje!

Quando procurar um pediatra?

  • Em caso de doença
  • se houver necessidade de uma avaliação de saúde
  • Acompanhamento do desenvolvimento físico e neurológico do bebê
TOP