Consulta médica
com pneumologista

O que é pneumologia?

A medicina, por ser uma área muito extensa, tem muitas opções de carreira. Ao todo, são 53 especialidades que o clínico geral, formação inicial de todo médico, pode vir a seguir. A pneumologia é uma delas. Trata-se da especialidade médica, clínica e cirúrgica responsável por formar o profissional para lidar com o diagnóstico e tratamento das vias aéreas inferiores.

As vias aéreas inferiores englobam a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os pulmões. Essas estruturas em conjunto realizam o processo de respiração. O pneumologista também é o médico indicado para ajudar os fumantes que desejam largar o vício e, assim, parar de fumar.

Dessa forma, o trabalho do pneumologista envolve diagnosticar irregularidades e condições, bem como criar planos de tratamento e acompanhar o progresso de seus pacientes. A seguir, vamos detalhar esta área médica para que você a conheça e tire suas dúvidas.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo de Koch, um micróbio. Ela atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo como gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tuberculose não tem ligação com a pneumonia ou com a gripe. Sem o bacilo de Koch, não há tuberculose.

A pneumonia é uma infecção pulmonar. Ela se manifesta clinicamente na forma de tosse, com ou sem catarro, febre e falta de ar. Quando um paciente tem pneumonia, os pulmões com a infecção são preenchidos por uma mistura de muco respiratório e pus. Essa mistura é um líquido que une os sangue, glóbulos brancos e bactérias. Na maioria das vezes, a pneumonia é causada por bactérias, principalmente o pneumococo, mas pode ser também provocada por alguns vírus, como o da influenza, e, mais raramente, por outros micro-organismos como fungos e protozoários.

Doença respiratória grave, que geralmente se desenvolve nos pulmões, atacando principalmente quem fez uso de cigarro por muitos anos. Ela leva à diminuição da elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos e tem como sintomas respiração rápida, tosse ou dificuldade para respirar. O enfisema pode ser causado ainda por uma deficiência da enzima alfa-1 antitripsina ou por outras doenças, como bronquite crônica, asma ou fibrose cística. É uma doença que não tem cura, porém pode ter os sintomas aliviados e até mesmo evitados. Para isso, é necessário fazer uso de alguns medicamentos e alterar alguns hábitos de vida.

Tumores pulmonares são os tumores malignos mais comuns no mundo e, apesar de ser um tipo frequente de câncer e de causar muitas mortes, o câncer de pulmão é uma doença potencialmente evitável. O vício no cigarro está associado ao desenvolvimento desse câncer e é a causa de cerca de 90% de todos os casos. Seus sintomas surgem apenas quando a doença já está avançada. Por esse motivo a minoria dos casos é identificada em fase inicial. São três estágios da doença e este é um dado que define seu tipo de tratamento, que pode ser cirúrgico ou com radioterapia e quimioterapia. Apesar de ser uma doença grave e de ter comportamento agressivo, os pacientes portadores de tumores pulmonares têm muitos recursos para tratar a doença ou pelo menos amenizar suas consequências.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente do pulmão de uma pessoa saudável. É como se os brônquios do pulmão doente fossem mais sensíveis e inflamassem em reação ao menor sinal de irritação.

A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus Influenza. Este vírus infecta o trato respiratório, que é composto pelo nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos, podendo atingir não só os humanos, mas também aves, suínos e outras espécies, cada um com suas especificidades. Sua principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações. A gripe tem início com febre alta, seguida de dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

Bronquites são inflamações dos tecidos dos brônquios, ou seja, as ramificações que penetram nos pulmões. Quando doentes, eles ficam inchados e com grande quantidade de muco, obstruindo a passagem do ar e dificultando a respiração. As bronquites podem ser agudas ou crônicas, o que distingue uma da outra é a duração e o agravamento dos sintomas.

Pleurisia, também conhecida como pleurite, é uma inflamação das pleuras pulmonares. Essa inflamação pode ser seca ou com aumento do líquido pleural, chamada de derrame pleural. A doença ocorre quando um agente, geralmente um vírus ou uma bactéria, irrita a pleura, que é a dupla membrana serosa que envolve os pulmões, causando uma inflamação.

Cuide do seu pulmão hoje!

Quando procurar um pneumologista?

  • Ronco
  • Rouquidão
  • Dor torácica
  • Cansaço fácil
  • Apneia noturna
  • Tosse (seca ou não)
  • Chiado ou aperto no peito
  • Infecções respiratórios frequentes
  • Falta de ar, mesmo que não seja intensa
  • Hemoptise (eliminação de sangue pelos pulmões)
TOP