Consulta médica
com gastroenterologista

O que é gastroenterologia?

A gastroenterologia é a área da medicina relacionada à saúde do sistema digestivo. Os gastroenterologistas podem tratar tudo, desde a síndrome do intestino irritável até a hepatite C.

Neste texto, será abordado um pouco sobre o que fazem esses especialistas e quando você deve considerar marcar uma consulta.

Dessa forma, o trabalho do gastroenterologista envolve diagnosticar irregularidades e condições, bem como criar planos de tratamento e acompanhar o progresso de seus pacientes. Se você tem interesse em conhecer mais sobre a área, continue lendo, vamos falar sobre tudo que há para saber sobre o trabalho do gastroenterologista e sobre como identificar o momento de procurar ajuda profissional.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

Sintomas de refluxo, como azia, estão entre os males digestivos mais comuns. Tais sintomas frequentes podem indicar que uma pessoa possui DRGE ou doença de refluxo gastroesofágico. Além de ser dolorosa, a DRGE pode prejudicar o esôfago ao longo do tempo ou mesmo levar ao câncer de esôfago. A azia geralmente envolve uma sensação de ardor que se eleva do centro da área do abdômen e no tórax sob o esterno, essa sensação pode ser acompanhada por um gosto azedo na boca ou por hipersalivação. As opções de tratamento incluem medicamentos que reduzem os níveis de ácido, como os inibidores da bomba de prótons. Em casos graves de DRGE, os cirurgiões podem apertar um músculo solto entre o estômago e o esôfago para inibir o fluxo ascendente de ácido. A cirurgia laparoscópica, que envolve pequenas incisões, diminuiu as cicatrizes e reduz o tempo de recuperação em relação aos procedimentos abertos.

Se você tiver uma dor de estômago sem explicação aparente, antes de tomar um remédio, considere a seguinte informação: o pior que se pode fazer em caso de suspeita de úlceras é tomar anti-inflamatórios não esteroides. Em vez de fazer isso, pacientes que suspeitam de úlcera péptica, devem considerar serem testados para H. pylori. Essa bactéria causa úlceras, que são feridas no revestimento do estômago ou no estiramento do intestino delgado. Outras causas de úlceras incluem o tabagismo, que pode elevar a acidez do estômago e, ainda, o uso de álcool. Quando não tratadas, as úlceras podem causar sangramento interno e fazer um buraco no intestino delgado ou na parede do estômago, o que pode levar a uma infecção grave. O tecido cicatricial da úlcera também pode bloquear o trato digestivo. Além disso, a infecção prolongada por H. pylori tem sido associada a um risco aumentado de câncer gástrico.

Pessoas com doença de Crohn ou colite ulcerativa – as duas doenças inflamatórias intestinais mais comuns – queixam-se de dor abdominal e diarreia e, às vezes, têm anemia, sangramento retal, perda de peso ou outros sintomas. Os dois distúrbios podem surgir a partir de um sistema imune rebelde que leva o corpo a atacar o trato gastrointestinal. A doença de Crohn envolve úlceras que podem entrar profundamente no revestimento do tecido em qualquer porção do trato gastrointestinal, levando à infecção e ao espessamento da parede intestinal, e causando bloqueios que precisam ser operados. A colite ulcerativa, em contraste, aflige apenas o cólon e o reto, nos quais também causa úlceras. A colite é caracterizada por sangramento e pus.

Apenas um quarto das pessoas com cálculos biliares geralmente necessita de tratamento. Os cálculos biliares podem ser responsabilizados por sintomas causados por outros culpados mais difíceis, como a síndrome do intestino irritável. A remoção pode ser necessária se as pedras causarem inflamação ou infecção da vesícula biliar, pâncreas ou fígado. Isso pode acontecer se uma pedra se deslocar para fora da vesícula biliar, bloqueando o fluxo de bílis nos dutos entre o fígado e o intestino delgado.

Por não possuírem uma enzima necessária para digerir o principal açúcar do leite, muitas pessoas são intolerantes à lactose. Variando de gravidade de pessoa para pessoa, os sintomas incluem cólicas, inchaço, gás, náuseas e diarreia. Esses sintomas geralmente são percebidos entre trinta minutos e duas horas após beber ou comer um produto lácteo. O gastroenterologista pode ajudar a balancear a dieta com substitutos livres de lactose.

Protuberâncias anormais podem aparecer na parede do trato intestinal. São os chamados divertículos e, em alguns casos, essas protuberâncias podem complicar, causando uma inflamação: a diverticulite. Quando a diverticulite surge, é muito provável que cause dor abdominal – geralmente no quadrante inferior esquerdo – e, possivelmente, febre.

Hepatite significa inflamação do fígado. O fígado é um órgão vital que processa nutrientes, filtra o sangue e combate infecções. Quando está inflamado ou danificado, a função pode ser afetada. O uso intenso de álcool, toxinas, alguns medicamentos e certas condições médicas podem causar hepatite. No entanto, a doença é mais frequentemente causada por vírus. Os tipos mais comuns de hepatite viral são hepatite A, hepatite B e hepatite C.

Cuide do seu sistema digestivo hoje!

Quando procurar um gastroenterologista?

  • Dores abdominais constantes
  • Dificuldade inexplicável de engolir
  • Presença de sangue nas fezes
  • Apresenta histórico de câncer de cólon na família
TOP