Consulta médica
com ginecologista

O que é ginecologia e obstetrícia?

Um ginecologista é um médico que possui educação e treinamento especializado na saúde do sistema reprodutivo feminino, incluindo o diagnóstico e tratamento de distúrbios e doenças. Já um obstetra é um médico que concluiu a educação e o treinamento especializado na gestão da gravidez e trabalho de parto.

Normalmente, a educação e treinamento para os dois campos ocorre simultaneamente. Um ginecologista obstetra presta assistência médica e cirúrgica às mulheres e possui conhecimentos especializados em gravidez, parto e distúrbios do sistema reprodutivo.

Isso inclui cuidados preventivos, pré-natal, detecção de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, etc.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

Quando uma mulher experimenta dor pélvica por seis meses ou mais, já se considera a dor como crônica. A dor pode ter muitas características diferentes, como ser intermitente ou estável, envolver cólicas ou sensação de pressão no abdômen. Uma mulher pode sofrer dor ou desconforto pélvico durante a relação sexual, ao ter uma evacuação intestinal ou quando está sentada. As dores podem ser cíclicas e intensificadas próximo ao período menstrual. Ressaltando, também, que as causas comuns de dor nas relações sexuais podem estar ligadas à falta de comunicação com o parceiro sexual, estresse diário, uso de medicamentos (pílulas anticoncepcionais e estabilizadores de humor), entre outros fatores.

Os miomas uterinos são crescimentos benignos que se formam dentro do revestimento do útero, na superfície externa ou dentro da parede. Esses crescimentos geralmente ocorrem durante os anos de fertilidade da mulher, sendo que, muitas vezes, param de crescer ou diminuem quando se atinge a menopausa. De toda a população de mulheres, 20% a 30% têm miomas uterinos. Muitas mulheres que os têm, não estão cientes. Os miomas uterinos não precisam ser removidos se não causam dor, não sangram ou crescem, mas, caso apareça algum desses sintomas, faz-se necessário o procedimento cirúrgico.

Um cisto ovariano funcional é um saco que se forma na superfície do ovário de uma mulher durante ou após a ovulação. Normalmente, esse saco desaparece após a liberação do óvulo, mas, quando o óvulo não é liberado ou quando o saco se fecha após o lançamento do ovo, pode inchar. Os cistos funcionais do ovário são diferentes dos crescimentos ovarianos causados por outros problemas, como o câncer, visto que a maioria desses cistos é inofensiva. Eles não causam sintomas, e vão embora sem tratamento, mas, se um cisto crescer demais pode se romper e sangrar, causando dor.

O trato urinário é o sistema que produz a urina e a transporta pelo corpo. O sistema inclui a bexiga, os rins e os tubos que os conectam. Quando os germes entram nesse sistema, podem causar uma infecção. A maioria das infecções do trato urinário é na bexiga e, geralmente, não é séria se for tratada imediatamente. Já quando não é cuidada, essa infecção pode se espalhar para os rins, e uma infecção renal é grave e pode causar danos permanentes.

A endometriose ocorre quando o tecido que normalmente alinha o interior do útero cresce em outros lugares do corpo. Esse processo contínuo leva a sintomas de endometriose e pode causar cicatrizes e aderências dos tubos, ovários e estruturas circundantes na pélvis. A causa exata da endometriose é desconhecida.

A incontinência urinária acontece quando uma pessoa perde urina ou o controle da bexiga devido a problemas com os tecidos de suporte, assim como de músculos e nervos na bexiga, usados para segurar e liberar urina. Os sintomas podem variar desde o vazamento ocasional de urina até a perda total incontrolável.

Quem deseja escolher um método contraceptivo deve procurar um ginecologista para determinar o método que melhor se adéqua ao corpo.

Cuide da sua saúde hoje!

Quando procurar um ginecologista?

  • Quem está entrando na menopausa
  • Quem está planejando uma gravidez
  • Mulheres que sofrem com tensão pré-menstrual
  • Mulheres sexualmente ativas com menstruação atrasada
  • Mulheres com problemas na menstruação, como muita dor e fluxo e períodos irregulares
  • Adolescentes que tenham mais de 15 anos e ainda não menstruaram, principalmente se as mamas já começaram a se desenvolver
  • Mulheres que sofrem com dor no estômago, febre e corrimento vaginal irregular. Apresentam sintomas de uma doença inflamatória pélvica, que precisa de tratamento imediato.
TOP