Consulta
com psicólogo

O que é psicologia?

A psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento humano. Trata-se de uma profissão que busca ajudar as pessoas em diferentes áreas da vida, como educação, saúde, relacionamentos e trabalho. Ela abrange todos os aspectos da experiência humana, desde as funções do cérebro até suas ações, desde o desenvolvimento das crianças até os cuidados com os idosos. Os pesquisadores da psicologia têm como objetivo entender e explicar como funcionam os pensamentos, os comportamentos e as emoções.

Entre as aplicações práticas da psicologia, podemos citar atividades desenvolvidas em seleção e recrutamento de pessoal para empresas e ergonomia, tratamento de distúrbios mentais, autoajuda, melhoria na autoefcácia, dentre muitas outras áreas que se envolvem diretamente com a saúde e o cotidiano das relações humanas.

Trata-se ainda uma ciência que pode ser trabalhada em conjunto com o psiquiatra. A seguir, vamos detalhar esta área para que você a conheça e tire suas dúvidas.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

Trata-se de uma doença mental que aprisiona a pessoa por um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos que não têm sentido algum, são desagradáveis e extremamente difíceis de evitar. Se o TOC se tornar grave, pode comprometer seriamente as atividades diárias do paciente. Suas características são obsessões, compulsões, reconhecimento, controle, vergonha e segredo.

Tradicionalmente designado como doença maníaco-depressiva, o transtorno bipolar é um problema psiquiátrico caracterizado por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e manias. As crises podem ser graves, moderadas ou leves. As variações do humor têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade.

Também conhecido como transtorno da ansiedade social, fobia social ou sociofobia, trata-se de uma síndrome ansiosa caracterizada por manifestações de alarme, tensão nervosa e desconforto, tudo desencadeado pela exposição à avaliação social. É a sensação de pânico que ocorre quando a pessoa precisa interagir com outras, realizar atividades sob observação ou participar de momentos em grupo. Esse transtorno pode ser grave ao ponto de interferir na maneira de o indivíduo viver.

A anorexia é um transtorno alimentar no qual a busca pela magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias extremas para perda de peso. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar, mesmo estando muito magras. É uma doença com altos e sérios riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.

A depressão clínica, também conhecida como transtorno de depressão grave ou depressão unipolar, é um tipo grave de doença psicológica. Uma pessoa é considerada clinicamente deprimida quando, sem explicação aparente, apresenta o sentimento de vazio, a perda da autoestima e absolutamente nenhuma esperança de felicidade. Algumas pessoas com este transtorno relatam não sentir nada, como se os seus corpos e mentes estivessem vazios.

É uma doença mental de gravidade elevada, na qual o paciente sai da realidade e pode ter alucinações, ouvir vozes e ter visões, delírios, passando a acreditar em coisas que não existem. Algumas pessoas acreditam estar sendo perseguidas, outras pensam que são muito ricas, imaginam que as pessoas podem ouvir seus pensamentos, entre outras sensações.

Os indivíduos que sofrem dessa doença são instáveis em suas emoções. São também muito impulsivas, fazem esforços incríveis para evitar abandono, em alguns casos recorrem até a tentativas de suicídio. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, potencializando as situações boas e tratando as ruins como péssimas ou catastróficas.

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) acontece quando se vivencia um grande trauma emocional. Esses traumas incluem guerras, catástrofes naturais, agressão física, estupro, assaltos e acidentes. O paciente tem recordações com muita aflição, incluindo imagens ou pensamentos do trauma vivenciado. Sonhos e pesadelos também podem ocorrer e o indivíduo pode agir ou sentir como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente.

Depressão pós-parto é um tipo de depressão clínica que ocorre em mulheres logo após o nascimento do seu bebê. Sintomas dessa doença podem variar de uma pessoa para outra, mas incluem cansaço, estresse, irritabilidade, insônia, choro inexplicável, falta de libido e perda de apetite.

Cuide de você hoje!

Quando procurar um psicólogo?

  • Discussões frequentes em casa ou na rua
  • Como também o afastamento dos amigos e parentes
  • Como a piora do rendimento no trabalho ou nas atividades escolares
  • A hora de procurar um psicólogo é a mesma hora de procurar qualquer outro profissional da área da saúde: quanto antes, melhor.
TOP