Consulta médica
com nutricionista

O que é um nutricionista?

O nutricionista é um profissional da área da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem em nosso organismo, dedicando-se à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Para esse profissional, a comida é muito importante.

Existem diversas áreas de atuação para o profissional de nutrição. Independentemente da escolha de um campo, percebe-se que o trabalho envolve muito mais do que conhecer os alimentos e seus benefícios.

Dessa forma, o trabalho do nutricionista envolve diagnosticar irregularidades e condições, bem como criar planos de tratamento e acompanhar o progresso de seus pacientes. Se você tem interesse em conhecer mais sobre a área, continue lendo, vamos falar sobre tudo que há para saber sobre o trabalho do nutricionista e sobre como identificar o momento de procurar ajuda profissional.

Convênios aceitos pela clínica

Quais doenças são tratadas por esse profissional?

Diabetes é um grupo de doenças crônicas, originadas por vários fatores e que, por enquanto, são incuráveis. Caracteriza-se por altos níveis de glicose (açúcar) no sangue, resultantes de deficiências na secreção ou na ação da insulina, que é produzida pelo pâncreas, permitindo às células utilizar ou armazenar a glicose ou outros nutrientes.
Quando a insulina produzida é insuficiente ou não consegue executar suas ações, ocorre hiperglicemia, que é o excesso de glicose no sangue.
A diabetes pode levar ao coma, à perda de membros e até a morte.

A obesidade é o acúmulo de gordura corporal. Quase sempre é causado por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor necessitado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.
Geralmente, a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

A anorexia é um transtorno alimentar no qual a busca pela magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias extremas para perda de peso. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar, mesmo estando cada vez mais magras. Trata-se de uma doença com altos e sérios riscos clínicos, que pode levar à morte por desnutrição.

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo. Essa gordura é importante para que o corpo tenha um funcionamento normal. Ele é o componente estrutural das membranas celulares e está presente no coração, no cérebro, no fígado, nos intestinos, nos músculos, nos nervos e na pele. Contudo, não pode existir em demasia.
As principais causas do colesterol alto são consumo de álcool em excesso, dieta rica em carboidratos e gorduras e histórico familiar.
Apesar de não apresentar sintomas, essa doença pode trazer consequências graves como entupimento de vasos sanguíneos e infarto, podendo levar à morte em alguns casos.

Cuide de você hoje!

Quando procurar um nutricionista?

  • Durante a gestação
  • Melhorar os hábitos alimentares
  • Para melhorar a qualidade de vida
  • Encontrar a maneira mais correta de emagrecer ou ganhar peso de forma saudável e sem radicalismo
TOP